Quais são os demonstrativos financeiros que uma ONG precisa fazer? Guia completo sobre
Organizar as finanças no terceiro setor é uma tarefa bem complexa, para isso, é necessário o uso de demonstrativos financeiros, para que tudo saia conforme o planejado
As Organizações Não Governamentais (ONGs) são instituições sem fins lucrativos que atuam em diversas áreas, desde a promoção da saúde até a defesa dos direitos humanos. No Brasil, existem mais de 200 mil ONGs cadastradas, segundo o Cadastro Nacional de Entidades Beneficentes (CNEB).
Para manter suas atividades, as ONGs dependem de doações e contribuições. Como elas não têm fins lucrativos, é importante que as ONGs demonstrem transparência nas suas ações para conquistar e manter a confiança dos seus doadores.
Uma das formas de demonstrar transparência é por meio dos demonstrativos financeiros. Mas quais são os demonstrativos financeiros que uma ONG precisa fazer? Neste guia completo, vamos abordar os principais demonstrativos financeiros para uma ONG.
O que são demonstrativos financeiros para ONGs
Organizações sem fins lucrativos, como ONGs, precisam seguir regras específicas tanto no estabelecimento quanto na manutenção de suas finanças.
Demonstrativos financeiros são ferramentas fundamentais para essa tarefa. Eles ajudam as ONGs a saber como estão usando os fundos financeiros recebidos, assim como para gerenciar os ativos e passivos de uma organização.
Os demonstrativos financeiros são um relatório mensal que lista o fluxo de caixa, as receitas, as despesas, o patrimônio líquido e outras medidas financeiras para uma ONG. Essas informações ajudam às ONGs a monitorar seu desempenho financeiro e garantir que atendam às regras e regulamentos impostos pelas autoridades fiscais.
Além disso, as demonstrações financeiras para ONGs ajudam a manter a transparência financeira e aumentar a credibilidade da organização junto aos seus parceiros e apoiadores.
Nesse assunto é mais que importante estar sempre em dia com os órgãos de regulamentação e fiscalização do terceiro setor, uma vez que eles garantem benefícios como:
- A isenção de impostos;
- A participação em programas públicos; e
- A regulamentação da sua empresa.
Estas postagens também podem te interessar:
- Saiba como fazer uma gestão de projetos sociais de sucesso
- Como estruturar um contrato de prestação de serviços? Confira o passo a passo
- Emissão de nota fiscal: Para que serve e como fazer?
Quais os demonstrativos financeiros que uma ONG precisa fazer
As Organizações Não Governamentais (ONGs) precisam adotar uma gestão financeira responsável para manter os negócios e alcançar os seus objetivos.
Um dos principais instrumentos dessa gestão é a elaboração de demonstrativos financeiros. Esses documentos financeiros auxiliam tanto a ONG quanto seus investidores, doadores e gerentes a entender a saúde financeira atual da organização.
Eles também ajudam na tomada de decisões para o financiamento de projetos, planejamento de orçamentos e análise de investimentos. Geralmente, as ONGs precisam elaborar o fluxo de caixa, o balanço patrimonial e o demonstrativo de resultados.
Esses relatórios são elaborados periodicamente para que a ONG sempre tenha visibilidade da sua situação financeira.
Uma gestão financeira eficaz é fundamental para a saúde das ONGs, pois permite que possam obter mais doações e investimentos para realizar seus projetos.
- Estatuto: esse é o documento no qual são definidos o nome da organização, a sua localização, a razão pela qual foi criada e a sua estrutura administrativa. Após validarem o texto do estatuto, ele deve passar pela Assembleia Constitutiva e, assim, ser registrado em cartório;
- Certidões: as certidões nada mais são do que um documento que reconhece a honestidade da organização e servem para deixá-la livre de tributos. Podem ser públicas ou privadas, como: a certidão de Utilidade Pública (UP), que pode ser da esfera Federal, Estadual ou Municipal, e a certidão de Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS);
- Relatórios de atividades: para cada ação ou atividade que a organização elaborar, ela deverá fazer um relatório com os objetivos da ação e com o público-alvo, fazer o detalhamento dos recursos financeiros utilizados e os resultados que obtiveram com a atividade. Lembrando que esses relatórios devem se tornar públicos para os investidores, os colaboradores e as demais entidades possam ter conhecimento do que está sendo feito;
- Documentos contábeis: esses são os relatórios do desempenho financeiro da organização. Eles mostrarão o fluxo de caixa, a demonstração da situação patrimonial e financeira. Os documentos contábeis necessários são: Balanço Patrimonial, Demonstrativo de Resultado do Exercício, Demonstrativo de Mutações do Patrimônio Líquido, Demonstrativo do Fluxo de Caixa e Notas Explicativas;
- Inventário patrimonial: é um relatório no qual devem ser especificados todos os bens patrimoniais da organização, com data de aquisição, características, local, forma de aquisição e valor;
- Parecer do conselho fiscal: esse órgão é responsável pela fiscalização administrativa da entidade, seu dever é analisar todos os demonstrativos financeiros e dar um parecer sobre o conteúdo dos relatórios. Ele quem dirá se a organização é favorável ou desfavorável à prestação de contas;
- Auditoria independente: seu objetivo específico dentro de ONGs é analisar os balanços financeiros da organização e emitir relatórios que ajudam a entidade na administração de seus recursos.
Tenha uma contabilidade especialista!
As questões financeiras podem ser resolvidas com uma contabilidade!
Quando falamos do terceiro setor, muita coisa precisa ser resolvida para não ter problemas futuros, portanto, lidar com essas questões não é uma tarefa fácil.
Pensando nisso, você pode ter uma contabilidade ao seu lado, que irá te auxiliar de todas as formas possíveis.
Entre em contato conosco e agende uma reunião, podemos te auxiliar da melhor forma, nossa equipe é formada por um time de profissionais com experiência de mercado.
Podemos te auxiliar através de um atendimento personalizado e de sistemas integrados a sua empresa a todo momento.
Entre em contato conosco agora mesmo, para isso, basta clicar no link abaixo, informar os seus dados, clicar em “Enviar” e, em poucas horas, um de nossos especialistas entrará em contato!
Ou, caso prefira, clique no ícone do WhatsApp, no canto da tela, e fale com nossa equipe agora mesmo!
Tenha uma contabilidade na sua ONG!