Contabilidade para loja virtual é fundamental para o sucesso da sua empresa e-commerce.

No comércio eletrônico, a Contabilidade para loja virtual é tão importante para o dono do negócio quanto contar com uma plataforma e-commerce top de linha escalável. Isto é, a Contabilidade pode ajudar a preparar o terreno para o crescimento.

Enfim, esta ciência dispõe de vários recursos que possibilitam formalizar, legalizar e regularizar a sua empresa de comércio eletrônico. Além disso, com ela é possível planejar atividades em longo prazo e com isso economizar (ter menos custos com impostos, por exemplo).

Contabilidade para loja virtual: 10 recursos para o seu e-commerce

Atualmente, a Contabilidade para loja virtual pode ser realizada por meio de tecnologias em nuvem. A Segura Contabilidade (que é um escritório de Contabilidade em Barueri, São Paulo) trabalha dessa forma. Isso significa que você não precisa ir fisicamente até o local onde o contador está.

Sendo assim, usando softwares em nuvem e sistemas de comunicação diversos, um contador pode:

1 – Abrir empresa e-commerce:

O termo “abrir empresa e-commerce” é periodicamente pesquisado no Google e em outros buscadores por empreendedores de todo o Brasil. De fato, a maioria desses empreendedores não sabe como proceder para formalizar um negócio, por isso, recorre a um contador.

Enfim, neste contexto, um contador pode:

  • Verificar na prefeitura local se o local/sede da empresa e-commerce pode ser usado para tal fim
  • Consultar na prefeitura local se o nome escolhido para a empresa e-commerce está disponível
  • Consultar no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) se o nome/marca está disponível
  • Auxiliar os empreendedores a elaborarem o Contrato Social da empresa e-commerce
  • Realizar o registro na Junta Comercial
  • Realizar o registro na Receita Federal para obtenção do CNPJ
  • Realizar o registro na Secretaria Estadual da Fazenda para Inscrição Estadual
  • Realizar o registro na Prefeitura de Barueri para obtenção de ISSQN e Alvará de Funcionamento
  • Solicitar o Auto de Vistoria no Corpo de Bombeiros para Alvará de Funcionamento da Edificação
  • Obter licenças e inscrições em geral (ambientais, sanitárias, etc.) do seu setor de atividades
  • Elaborar o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF)

Para abrir empresa em qualquer categoria e-commerce, um contador solicitará do requerente documentos como o Contrato Social, RG e CPF do titular e dos sócios, Ficha de Cadastro Nacional, Requerimento Padrão e DARF.

2 – Alterar contratos:

O profissional que realiza a Contabilidade para loja virtual também pode alterar o Contrato Social com a finalidade de manter a empresa legalizada. Posto que as empresas não são imutáveis e suas informações fundamentais modificam-se com o tempo, a alteração de contratos é imprescindível.

Dessa maneira, em um Contrato Social, um contador poderá ajudá-lo a alterar elementos como:

    null
  • Nome da empresa
  • Atividades-chave
  • Endereço
  • Valores do Capital
  • Sócios
  • Participações

Vale lembrar que não basta alterar o documento por si só. É necessário encaminhar tais alterações aos órgãos governamentais competentes e obter deles a chancela e os comprovantes de que tais alterações foram realizadas.

3 – Calcular o Ponto de Equilíbrio

Assim como ocorre em toda empresa, na Contabilidade para loja virtual o cálculo do Ponto de Equilíbrio é essencial. Quando colocado em um gráfico, o Ponto de Equilíbrio representa a condição em que os custos e os ganhos de uma empresa se igualam. Tudo o que for vendido a partir desse ponto é o lucro.

A fórmula básica para calcular o Ponto de Equilíbrio é a seguinte:

  • Ponto de Equilíbrio = Custos Fixos : (1 – Custos Variáveis : Vendas). Lê-se: o Ponto de Equilíbrio é igual aos Custos Fixos divididos por 1 menos os Custos Variáveis divididos pelas Vendas.
Contabilidade para loja virtual: Ponto de Equilíbrio permite visualizar quando a empresa passará a ter lucro
Contabilidade para loja virtual: Ponto de Equilíbrio permite visualizar quando a empresa passará a ter lucro

Por fim, o resultado apresentará o quanto a sua loja virtual deverá vender em um determinado período para conseguir cobrir todos os gastos. Isso lhe ajudará sobretudo a planejar quantas vendas deverá fazer por mês para conseguir pagar todas as contas e obter o lucro desejado.

4 – Planejar a estratégia

Certamente, em um serviço completo de Contabilidade para loja virtual você encontrará um recurso chamado “Planejamento Estratégico”. Trata-se de um documento que, com base em cálculos, propõe uma linha de ação em longo prazo, a qual inclui:

    null
  • A previsão de faturamento e o estabelecimento de metas operacionais para alcança-lo
  • O estabelecimento de metas de vendas diárias, semanais, mensais, anuais, etc.
  • A previsão das contas a pagar e a receber ao longo do ano ou de um período
  • O estabelecimento de ações gerais que beneficiarão a empresa e-commerce em longo prazo

Dessa forma, isto é, ao estabelecer metas e ações em longo prazo com base em cálculos realizados a partir da realidade do mercado, você poderá monitorar o desempenho da sua empresa e-commerce. Sendo assim, se esta estiver operando abaixo das metas, você poderá ajustar tudo para que ela passe a operar acima do previsto ou ao menos dentro dos limites desejáveis.

5 – Planejar a Tributação

O Planejamento Tributário ou Planejamento Fiscal é mais um recurso de um bom pacote de serviços de Contabilidade para loja virtual. Com este recurso é possível visualizar em longo prazo quais impostos deverão ser pagos e, dessa maneira, encontrar brechas legais que permitam pagar menos.

Ou seja, com um bom Planejamento Tributário o contador poderá visualizar oportunidades futuras. Com isso, ele poderá evitar multas e penalidades diversas. Além disso, será possível pagar com descontos, e retardar ou antecipar pagamentos conforme a necessidade.

6 – Gerenciar as finanças:

Outro ótimo recurso de um pacote de serviços de Contabilidade para Loja Virtual é a Gestão de Finanças. Aqui, basicamente, o contador mensura os custos e estabelece o preço ideal para os produtos do seu e-commerce. Ele também:

    null
  • Elabora planilhas de orçamento
  • Auxilia na definição de metas para o Plano Estratégico mencionado no tópico 4 desta lista
  • Implanta indicadores de equilíbrio financeiro

Além disso, o contador contabiliza os recebimentos realizados a partir de diversas formas de pagamento. Isso inclui, por exemplo, aquele pagamentos feitos por consumidores em nome do CEO em aplicativos do tipo “carteira digital” e não no nome da empresa e-commerce.

É no gerenciamento das finanças que entra também o cálculo do Ponto de Equilíbrio, o qual já foi mencionado no tópico 3. Ademais, este recurso serve ainda para alinhar o próprio Plano Financeiro e o Plano Estratégico com a “Visão” de longo prazo da empresa e-commerce.

7 – Analisar o desempenho:

Relatórios permitem mensurar desempenho na Contabilidade para loja virtual
Relatórios permitem mensurar desempenho na Contabilidade para loja virtual

Todas as planilhas e relatórios produzidos na Contabilidade para loja virtual podem ser utilizados para mensurar o desempenho da sua empresa e-commerce. Então, essa análise de desempenho desembocará em insights para a otimização da Cadeia de valor e das performance do seu time de vendas, etc.

8 – Folha de Pagamento:

Um contador também pode criar e gerenciar a Folha de Pagamento da sua empresa e-commerce. A Folha de Pagamento é um documento legalmente obrigatório no qual devem ser listados os funcionários e suas remunerações, bem como os dias faltados, os dias trabalhados, as horas extras e outras informações.

9 – Prestar contas ao governo:

Toda empresa deve prestar contas ao governo. É assim também com as empresas do comércio eletrônico. Para tanto, o contador utiliza-se de todos os documentos já mencionados neste artigo e também da chamada “Escrituração Fiscal e Contábil”, que é o registro cronológico das atividades financeiras da organização.

10 – Controlar o patrimônio:

A Contabilidade para loja virtual também requer Controle Patrimonial. Este processo visa a administração dos ativos tangíveis e intangíveis do seu comércio eletrônico. São tangíveis as máquinas, os imóveis, os estoques, por exemplo. São intangíveis os softwares, as patentes, as marcas, etc.

Conclusão: a Contabilidade para loja virtual é um bem necessário

Como você pode observar, a Contabilidade para loja virtual possui um leque de serviços úteis para a sua empresa e-commerce. Com ela é possível elencar, registrar e informar ao governo sobre as suas atividades. Isso coloca sua organização dentro da lei.

Além disso, os números gerados no contexto da Contabilidade para loja virtual também podem ser usados para comparação e análise de desempenho. Com isso, você e sua equipe poderão ter insights para melhorias em todos os aspectos da empresa.