Abrir empresa em Barueri requer planejar, legalizar e manter a regularidade fiscal

Abrir empresa em Barueri vale a pena? A resposta é um sonoro “Sim!”. Há vários anos o município mantém-se nas primeiras colocações do ranking “As 100 melhores cidades do Brasil para investir em negócios” veiculado pelo portal Exame. Este, sobretudo, é um sólido indicativo de que vale a pena.

Barueri é um município da chamada Região Metropolitana de São Paulo, pertencente ao Estado de São Paulo, Brasil. Este lugar possui população aproximada de 267 mil pessoas, de acordo com dados de 2017 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Enfim, a cidade conta com um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,786, o qual é considerado elevado. Dado, então, que a qualidade de vida é boa, muitos moradores locais e também pessoas de fora têm aberto empresas de diferentes tipos na região.

Abrir empresa em Barueri: tipos

De fato, dentre as empresas que mais surgem em Barueri estão:

Empresas de comércio:

Mercearias, mercados, supermercados, hipermercados e mercados atacadistas. Na região abrem-se também farmácias, barbearias, pet shops, lojas de roupas, tênis, perfumes e muito mais.

Empresas de serviços:

Em Barueri também têm surgido empresas de serviços como as de Turismo, lavanderias, Marketing Digital, clínicas médicas, escritórios de advocacia e arquitetura, entre outras.

Empresas de comércio eletrônico:

As empresas de comércio eletrônico fazem praticamente tudo o que as empresas de comércio e serviços físicas fazem, só que no ambiente da internet.

Empresas de comércio omnichannel:

Estas são empresas de comércio e serviços que integram canais de vendas físicos como as lojas de rua com canais eletrônicos como lojas virtuais, marketplaces, sites, etc.

Empresas industriais:

Referem-se a todos os tipos de fabricas de pequeno, médio e grande porte como as metalúrgicas, farmacêuticas, plásticas, etc.

Empresas sem fins lucrativos:

São as instituições religiosas como igrejas, santuários, capelas, templos, etc.; associações com fins sociais, representantes de classes, etc.

Não basta, entretanto, desenvolver um bom negócio na região para prosperar. É preciso também legaliza-lo e manter a sua regularidade fiscal, o que abordaremos mais adiante neste artigo.

Como abrir empresa em Barueri e mantê-la ativa

Basicamente, são três os passos necessários para abrir empresa em Barueri e mantê-la funcionando com sucesso por um longo tempo, confira:

  1. Desenvolver o negócio: é a parte do empreendedorismo, o que envolve planejamento;
  2. Legalizar: diz respeito à parte burocrática de abertura da empresa propriamente dita;
  3. Manter a regularidade fiscal: é conservar a empresa dentro das regras e procedimentos de pagamentos, registros e demonstração de impostos.

Em seguida vamos aprofundar mais sobre cada uma dessas etapas em particular.

Abrir empresa em Barueri: desenvolvendo o negócio

Primeiramente, abrir empresa em Barueri requer desenvolver um negócio, o que por sua vez requer planejamento. Sendo assim, existem atualmente duas maneiras muito populares de realizar isso: uma é o famoso Plano de Negócios é a outra é via processos de startup:

Plano de Negócios:

O Plano de Negócios é um documento que pode levar em média 1 mês ou até mais de 1 ano para ser preenchido.

Por meio dele, um empreendedor como você consegue criar um resumo do negócio com Missão, Visão e Valores; Análise de Mercado; Plano de Marketing; Plano Operacional; Plano Financeiro; além de fazer avaliações estratégicas e avaliações de cenários.

Como se pode observar, no sistema do Plano de Negócios tradicional, só depois do planejamento é que a empresa começa a ser implantada e efetivamente legalizada.

Plano Startup:

Diferentemente do Plano de Negócios, no método da startup a empresa vai sendo planejada e implementada simultaneamente por meio de lançamentos de protótipos de produtos e serviços e da realização de testes e aprendizados rápidos e econômicos.

Acima de tudo, a principal característica de uma startup é que ela é uma empresa de crescimento rápido.

Ademais, um dos métodos mais divulgados recentemente para a criação de startups tem sido os apresentados nos livros “A startup enxuta”, de Eric Ries, e “Comece sua startup enxuta”, de Ash Mayrya.

De acordo com tal método, a empresa começa com a criação do chamado Produto Viável Mínimo, que é lançado em pequenos lotes no mercado. Em seguida, deve-se testar sua adesão, aprender, experimentar, medir, crescer, adaptar e inovar (criar outros Produtos Viáveis Mínimos).

Uma vez, enfim, que o negócio tenha sido desenvolvido ou ao longo de seu desenvolvimento, você precisará legalizar sua empresa, o que será tratado a seguir.

Abrir empresa em Barueri: a legalização

Seja uma instituição sem fins lucrativos, um serviço ou comércio (eletrônico, físico ou omnichannel) ou uma indústria, por exemplo, chegará o momento que você precisará legalizar tudo. Isso certamente envolve:

• Escolher um lugar para ser a sede da empresa

• Verificar, na sequência, se o local pode ser usado (na Prefeitura)

• Comprar ou alugar o terreno, galpão, sala, etc.

• Realizar, em seguida, todos os procedimentos de abertura e regularização de empresas

• Obter, enfim, o Alvará de Funcionamento e o Alvará do Corpo de Bombeiros

Você pode fazer tudo isso sozinho. Contudo, o mais comum é que o empreendedor contrate um escritório de contabilidade em Barueri como o da Segura Contabilidade, que possui mais de 30 anos de atuação na localidade.

Abrir empresa em Barueri: mantendo a regularidade fiscal

Pois bem, o que é Regularidade fiscal? Trata-se do modo como uma empresa legal registra e demonstra sua contabilidade aos órgãos governamentais pertinentes. Isso pode abranger atividades como:

• Alteração contratual

• Planejamento estratégico

• Escrituração contábil

• Planejamento tributário

• Folha de pagamento

• Gestão financeira

• Consultoria financeira

• Documentação para licitações

• Controle patrimonial

Todos esses processos estão inclusos dentro do serviço de Outsourcing Contábil da Segura Contabilidade, com a qual todos os(as) empreendedores(as) que abrem empresa na região podem contar.

Abrir empresa em Barueri: conclusão

Abrir empresa em Barueri e mantê-la em pleno funcionamento certamente requer planejamento, legalização e regularidade fiscal. Dessa maneira, tanto a legalização quanto a regularidade fiscal pode ser realizados por escritórios como o da Segura Contabilidade.